segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Maceió: praia, sol e muita beleza

Nascida de um engenho de açúcar que deu origem a um povoado, Maceió é considerada a cidade com as praias urbanas mais bonitas do Brasil. Após percorrer os quase cinco km do calçadão à beira-mar, passando por Jatiuca, Ponta Verde e Pajuçara, o turista terá esta certeza. A orla da cidade é magnífica, com ciclovia, avenida ampla, muitos coqueiros e gramados, restaurantes e quiosques.
Nestes últimos quesitos, Maceió tem inúmeras opções. Há restaurantes da típica comida nordestina, de massas, especializados em frutos do mar e filés, orientais, self-service ou à la carte, bastando apenas o visitante escolher. Recomendo o Imperador dos Camarões, na praia de Pajuçara.
Os quiosques à beira-mar são outra atração nas noites da cidade, todos sempre lotados, com música ao vivo. Destaques para o Lopana, com uma banda muito competente tocando blues e a choperia Rapa Nui.
A parte antiga de Maceió tem muita história, prédios e igrejas centenários, com boa preservação. Mas é em relação às praias que a cidade se destaca nacionalmente. A mais famosa de todas é a praia do Francês, de águas claras e mornas, protegida por arrecifes e bastante frequentada. Lá o turista poderá fazer passeios de barco e mergulho livre.
Mas a mais bonita é a praia do Gunga, situada entre a Lagoa do Roteiro e o mar. Como em toda a costa nordestina, também tem arrefices que protegem parte da praia. As águas da lagoa são claras e limpas e na faixa que se encontram com as águas do mar, é o único local onde é proibido banho. Nesta região há imensas fazendas com plantações de coqueiros. Há um passeio de buggy saindo da praia até as falésias de areias coloridas.
Um roteiro diferente, mas não menos bonito, é o passeio de barco pelo rio São Francisco, saindo de Piaçabuçu até o Pontal do Peba, onde fica a foz do "Velho Chico". Durante o passeio o visitante verá as famosas lavadeiras do Rio São Francisco. Na foz, a lagoa incravada no meio das dunas móveis transforma a paisagem em um local bucólico e muito bonito.
São Miguel dos Milagres é outra praia que o turista não pode deixar de visitar. Um pouco afastada da cidade, em direção ao norte, tem uma grande beleza natural. Pouco frequentada, é ótima para descansar. Próximo dali existe uma reserva ambiental do Ibama, em uma área de mangue, onde pode-se visitar os peixes-boi que são tratados para serem devolvidos ao mar.
Para fazer compras, o lugar ideal é a feira da praia de Pajuçara. O visitante vai encontrar muito artesanato, produtos típicos e roupas. Próximo dali, quase no farol da Ponta Verde, aproveite para beber água de coco contemplando o belíssimo pôr-do-sol.

2 comentários:

  1. Olá! Vou para Maceió em abril e ficarei hospedado na Praia de Pajuçara. Tenho pexaustivamente pesquisado informações sobre a praia na internet e parece haver um impasse: muita gente reclama que a praia é suja e muita gente elogia que a praia é limpa e bonita. O que você percebeu lá em Pajuçara? Nadou no mar? Por favor, me mande sua opinião. Abs!

    ResponderExcluir
  2. vai pra guaxuma é a melhor mais eh praia forte

    ResponderExcluir